Tragédias no Texas: Guterres expressa pesar por vidas perdidas
António Guterres manifestou tristeza pela perda de vidas nas cheias do Texas, em especial de crianças, e enviou condolências às famílias afetadas pela tragédia.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou hoje a sua profunda tristeza face ao elevado número de fatalidades, incluindo muitas crianças, resultantes das cheias devastadoras no Texas, EUA. As inundações ocorreram durante um período que deveria ser de festividade, o feriado da Independência dos Estados Unidos.
De acordo com o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, o secretário-geral não só lamentou as perdas humanas como também enviou condolências às famílias das vítimas, demonstrando solidariedade para com o povo texano e o governo dos Estados Unidos.
As autoridades locais reportaram hoje um total de 89 mortos, com 75 corpos já recuperados no condado de Kerr, severamente atingido. As cheias repentinas, causadas por chuvas intensas na manhã de sexta-feira, elevaram o nível do rio Guadalupe em oito metros em apenas 45 minutos, resultando em quase 300 mm de precipitação por hora, o que corresponde a um terço da chuva anual média.
Segundo o coronel Freeman Martin, do Departamento de Segurança Pública do Texas, é provável que o número de vítimas continue a aumentar nos próximos dias.