Mundo

Tragédia no Texas: vítimas das inundações ultrapassam já a centena

As inundações devastadoras no Texas durante o fim de semana de 4 de julho deixaram mais de 100 mortos, enquanto as buscas por desaparecidos continuam.

há 4 horas
Tragédia no Texas: vítimas das inundações ultrapassam já a centena

As consequências das inundações catastróficas no Texas têm sido devastadoras, com o número de mortos a ultrapassar já a centena. No condado de Kerr, onde se localiza o histórico Camp Mystic, foram recuperados os corpos de 84 vítimas, incluindo 28 crianças, conforme revelaram as autoridades locais.

O anúncio que confirmava a perda de 27 campistas e conselheiros por parte do Camp Mystic chegou poucas horas antes da desoladora descoberta pelos investigadores. As equipas de busca e salvamento estão a trabalhar arduamente, utilizando maquinaria pesada para remover árvores e acessar áreas inundadas, enquanto voluntários, cobertos de lama, analisam os destroços em busca de sobreviventes.

Com a previsão de mais chuvas, a ameaça de novas inundações paira sobre o centro do Texas, e as autoridades avisam que o número de falecidos poderá aumentar. O xerife local informou que, até ao momento, 10 raparigas e um conselheiro continuam desaparecidos após as cheias que arrastaram pessoas das suas habitações.

As inundações, as piores do país em várias décadas, ocorreram antes do amanhecer de sexta-feira, atacando acampamentos e residências à beira do rio. Algumas vítimas foram encontradas a lutar por suas vidas, agarradas a árvores, enquanto as margens do rio estão agora cobertas por detritos, incluindo objectos pessoais de acampistas.

No condado de Kerr, 75 corpos foram recuperados e outras 19 mortes foram confirmadas em condados vizinhos, segundo as autoridades. Além disso, levantam-se questões sobre a eficiência dos avisos de emergência, uma vez que muitos acampamentos não conseguiram evacuar os seus clientes para locais mais seguros.

Foi prometida uma investigação para apurar a eficácia dos avisos meteorológicos e os motivos pelos quais alguns residentes não se deslocaram para áreas mais altas, numa região que há muito é vulnerável a inundações. O diretor da cidade de Kerrville, Dalton Rice, sublinhou a dificuldade de comunicação em locais com cobertura de telemóvel deficiente.

Enquanto isso, o senador Ted Cruz criticou os cortes orçamentais que, segundo ele, não afetaram a emissão de alertas, apelando à reflexão sobre lições a aprender para o futuro. O Serviço Meteorológico emitiu avisos de inundações na quinta-feira e uma série de alertas nas horas que antecederam os desastres.

A tragédia no Texas serve como um lembrete da força implacável da natureza e da necessidade de um melhor sistema de alerta em situações de emergência.

#InundaçõesTexas #TragédiaNatural #Solidariedade