Tragédia nas Inundações do Texas Deixa Comunidade em Choque
O aumento repentino das águas do rio Guadalupe resultou em 82 mortes, incluindo crianças, e em dezenas de desaparecidos. As buscas continuam sob a ameaça de novas chuvas.

Na sexta-feira, a região do Texas foi devastada por inundações, deixando a comunidade em estado de choque e luto. Os relatos de testemunhas, recolhidos pelo Washington Post, descrevem momentos de pânico e desespero à medida que o nível das águas do rio Guadalupe subia de forma alarmante, apanhando muitos completamente despreparados.
Ainda estão confirmadas 82 mortes, entre as quais se incluem 28 crianças, e o número de desaparecidos continua a crescer, prometendo a continuação das buscas até que todos sejam encontrados.
O cenário foi particularmente trágico em um acampamento de férias para meninas católicas, onde muitas das jovens foram surpreendidas pela força das águas. Algumas conseguiram encontrar refúgio no alto de telhados e árvores, mas relatos indicam que muitas ficaram presas na cabana, como o descreve Craig Althaus, um veterano do campo que testemunhou a água "rodopiando à volta da cabana, como se fosse um autoclismo". Infelizmente, cinco meninas de idades entre 8 e 9 anos perderam a vida, e o responsável pelo acampamento também não sobreviveu aos acontecimentos.
Localidades próximas também foram severamente afetadas. Thomas Rux, de 65 anos, recorda ter acordado em pânico com sons estrondosos e decidiu evacuar sua casa, observando, em seguida, a devastação que a correnteza trouxe. "Recebi um alerta de que algo errado estava a acontecer", recorda.
Outro morador, Collene Lucas, estava a caminho de casa quando, em uma virada dramática, a sua carrinha foi arrastada pelas águas impetuosas. O seu marido, David, de 73 anos, estava em casa e, ao receber uma chamada, percebeu a gravidade da situação. "Vivo aqui há cerca de 40 anos e nunca vi nada assim", afirmou.
Equipes de resgate trabalharam incessantemente nas 36 horas seguintes à tragédia, conseguindo salvar cerca de 850 pessoas, incluindo uma menina que sobreviveu horas em cima de um colchão flutuante.
As autoridades, lideradas pelo xerife Larry Leitha, prometeram continuar as buscas até que todos os desaparecidos sejam localizados. O governador alertou que novas chuvas previstas para os próximos dias podem causar ainda mais inundações, aumentando o estado de alerta na região.