Economia

Trabalhadores de 'handling' da Ryanair em Madrid declaram greve prolongada

Os funcionários de 'handling' da Ryanair em Madrid iniciam uma greve de 22 dias até ao final do ano em protesto contra abusos laborais e sanções, segundo informações reveladas.

02/08/2025 21:50
Trabalhadores de 'handling' da Ryanair em Madrid declaram greve prolongada

Os trabalhadores de 'handling' da Ryanair em Madrid decidiram avançar com uma greve que se estenderá por 22 dias, contando até ao fim do ano, para expressar a sua indignação perante o que consideram ser práticas abusivas, incluindo sanções e imposição de horas complementares. A informação foi divulgada hoje pela agência espanhola EFE.

A primeira onda de paralisações está agendada para o fim de semana prolongado de 15 a 17 de agosto, seguido por novas interrupções nos fins de semana de 23 e 24 e 30 e 31 do mesmo mês. As greves continuarão nos fins de semana de 06 e 07, e 13 e 14 de setembro, além dos dias 11 e 12 de outubro, 01 e 02, 08 e 09 de novembro e, finalmente, nos dias 20 e 21, 27 e 28 e 31 de dezembro.

As centrais sindicais UGT e CGT já procederam à entrega do pré-aviso de greve, fundamentando a sua decisão nas sanções impostas a colaboradores que se opõem à realização de horas não obrigatórias, com penalizações que podem resultar em até 36 dias sem salário.

Além disso, as organizações sindicais criticam a empresa por dificultar a atividade sindical, negando o acesso a informações essenciais, obstruindo o funcionamento da comissão de trabalhadores, ignorando sentenças judiciais e implementando práticas de discriminação salarial contra o pessoal a tempo parcial.

#GreveRyanair #TrabalhadoresUnidos #ProtestoMadrid