País

Tolerância como Essência no Verdadeiro 25 de Abril

há 10 horas

O primeiro-ministro defende que quem não aceita a diferença não merece celebrar o 25 de Abril, enquanto eventos violentos em Lisboa reforçam a necessidade de ordem e civilidade.

Tolerância como Essência no Verdadeiro 25 de Abril

"O 25 de Abril representa o sentimento de liberdade, o respeito pelo diferente e a verdadeira essência da democracia", afirmou o primeiro-ministro hoje, durante a 5.ª edição da Maratona da Europa, em Aveiro, após completar os cinco quilómetros da prova.

Comentando os episódios de violência ocorridos na última sexta-feira em Lisboa, fruto de uma manifestação de extrema-direita não autorizada, o primeiro-ministro explicou que, quando se ultrapassa os limites, é imprescindível que as autoridades intervenham para salvaguardar a liberdade de todos. "As instituições agiram para garantir a ordem, e os responsáveis pelos excessos devem responder pelos seus atos", referiu.

Em relação ao impacto destes incidentes na campanha eleitoral, o chefe de governo declarou não temer que os episódios isolados manchem o panorama democrático. "Apesar de alguns extremos, a grande maioria dos portugueses e dos partidos políticos mantém o respeito pelas regras e pelos princípios democráticos", assegurou.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), a operação realizada em Lisboa associada à data terminou com a detenção de três indivíduos – entre eles, os líderes dos movimentos Ergue-te e 1143 – bem como a identificação de quatro participantes e dois agentes com ferimentos ligeiros. Ao final do dia, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através do comandante Iúri Rodrigues, destacou que duas iniciativas comunicadas e proibidas, promovidas no Martim Moniz, levaram à mobilização policial para garantir a ordem, nomeadamente no Largo de São Domingos, onde ocorreram momentos de elevada tensão.

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, que decorreu do Marquês de Pombal à Avenida Liberdade, transcorreu sem incidentes, segundo a PSP, evidenciando assim que, para a maioria, o espírito do 25 de Abril permanece intacto e pautado pelos valores fundamentais de liberdade e respeito.

Tags:
#Liberdade #Democracia #Respeito