Economia

Taxas Euribor em Ascensão Após Mínimos Históricos

A Euribor a seis meses, agora a mais comum em créditos à habitação em Portugal, registou um aumento esta semana, fixando-se em 2,019%, refletindo uma tendência de subida geral nas taxas.

há 6 horas
Taxas Euribor em Ascensão Após Mínimos Históricos

A Euribor registou hoje um aumento em todos os prazos, após ter alcançado mínimos históricos em outubro de 2022. A taxa a seis meses, atualmente a mais utilizada nos créditos à habitação com taxa variável, subiu para 2,019%, marcando uma elevação de 0,003 pontos em relação à última segunda-feira.

No caso da taxa a três meses, a sua subida levou-a a fixar-se em 1,948%, mantendo-se assim abaixo da taxa a seis meses e da taxa a 12 meses, que se situou em 2,049%, com um aumento de 0,004 e 0,005 pontos, respetivamente.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, em abril a Euribor a seis meses equivalia a 37,61% do total dos empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável. Por sua vez, as taxas a 12 meses e a três meses representavam 32,46% e 25,60%, respetivamente.

Na última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada entre 04 e 05 de junho em Frankfurt, a entidade reduziu as taxas de juro em 0,25 pontos, deixando a taxa principal em 2%. Este foi o oitavo corte desde que o BCE iniciou este ciclo de descidas em junho de 2024 e, segundo os analistas, deverá ser a última deste ano. A próxima reunião está agendada para 23 e 24 de julho.

As Euribor são estabelecidas com base na média das taxas às quais 19 bancos da zona euro estão dispostos a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

#EuriborEmAlta #CréditosÀHabitação #MercadoFinanceiro