Euribor Regista Aumento em Todos os Prazos Após Mínimo Histórico
A taxa Euribor subiu hoje em todos os prazos, com destaque para a taxa a seis meses, fixada em 2,019%, refletindo uma leve recuperação após atingir um novo mínimo.

A Euribor registou um aumento em todos os seus prazos hoje, em comparação com a segunda-feira, depois de ter alcançado um novo mínimo desde outubro de 2022.
A taxa a seis meses, atualmente a mais comum em Portugal para os créditos à habitação com taxa variável, foi fixada em 2,019%, representando um aumento de 0,003 pontos face à cotação anterior.
Por sua vez, a taxa a três meses subiu para 1,948%, continuando abaixo das taxas a seis e a doze meses, que estão, respetivamente, em 2,019% e 2,049%.
Dados recentes do Banco de Portugal revelam que a Euribor a seis meses representa atualmente 37,61% do total de empréstimos para habitação com taxa variável. Já as taxas a doze e a três meses representam 32,46% e 25,60%, respetivamente.
Na reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada entre 04 e 05 de junho, as taxas de juro foram reduzidas em 0,25 pontos base, com a taxa direta a cair para 2%. Esta foi a oitava descida de taxas desde o início deste ciclo em junho de 2024, e analistas consideram que poderá ser a última do ano.
A próxima reunião do BCE está agendada para 23 e 24 de julho em Frankfurt.
A Euribor é determinada pela média das taxas que um grupo de 19 bancos da zona euro está disposto a praticar no mercado interbancário.