Economia

Setor da construção a trilhar um caminho de crescimento no início de 2025

há 3 horas

O setor da construção continua a demonstrar um crescimento sólido, com aumentos significativos nos licenciamentos de novas habitações e nos contratos de obras públicas, apesar de algumas quedas no consumo de cimento.

Setor da construção a trilhar um caminho de crescimento no início de 2025

O setor da construção civil em Portugal está a evidenciar um "crescimento consistente" nos primeiros meses de 2025, com dados recentes da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) a confirmar esta tendência. Em relação aos fogos novos licenciados, houve um impressionante aumento de 28,3% até fevereiro, elevando o número de autorizações para 6.641, em comparação com 5.176 no mesmo período do ano anterior.

Os contratos de empreitada de obras públicas também apresentaram resultados positivos, com um crescimento de 62% até março, totalizando 1.301,6 milhões de euros, mesmo face a uma redução de 28% nas empreitadas promovidas. Este aumento é comparável ao período homólogo e é um indício claro da atividade dinâmica nesse segmento.

No entanto, o consumo de cimento tem demonstrado uma tendência negativa, com descidas mensais registadas ao longo do ano: uma redução de 2,3% em março, após quebras de 3,6% em fevereiro e 11,1% em janeiro. Este cenário contrasta com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, que viu um aumento de 3,1% em fevereiro, resultado da estabilização dos materiais e de um aumento de 6,9% nos custos relacionados com a mão de obra.

Adicionalmente, o Banco de Portugal aponta um aumento de 3,8% no crédito às empresas do setor, que alcançou os 6.500 milhões de euros em março, enquanto o crédito vencido sofreu uma diminuição de 18%, evidenciando uma melhoria na qualidade do crédito no setor, em comparação com uma contração menos acentuada na economia como um todo.

Tags:
#CrescimentoConstrução #DesenvolvimentoEconómico #ConstruçãoSustentável