Este ano, o litoral alentejano tem 29 praias com Bandeira Azul, incluindo a nova distinção para a praia de Monte Velho - Porto das Carretas, em Santiago do Cacém.
A associação Bandeira Azul da Europa anunciou que a região do litoral alentejano irá contar com 29 praias e uma marina certificadas com o prestigiado galardão, repetindo a marca, no entanto, Santiago do Cacém destaca-se ao hastear a bandeira em mais uma das suas zonas balneares.
Além das já conhecidas praias da Fonte do Cortiço e Costa de Santo André, o concelho irá agora acolher pela primeira vez a Bandeira Azul na praia de Monte Velho - Porto das Carretas.
Infelizmente, este ano não foi atribuída a distinção a embarcações de ecoturismo, mantendo-se o total de 28 praias, entre costeiras e fluviais, que são reconhecidas juntamente com a Marina de Tróia.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, partilhou que, ao longo dos anos, tem defendido a importância de reconhecer a praia de Monte Velho - Porto das Carretas como uma zona apta para banhos, dada a procura crescente por parte dos veranistas.
"A possibilidade de obter este galardão resulta da recente revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, que permitiu a criação de condições adequadas para os visitantes", explicou.
Para garantir a atribuição da Bandeira Azul a esta nova praia, foram implementadas melhorias significativas, como a construção de casas de banho, instalações para os nadadores-salvadores e um novo passadiço de acesso. Este investimento ultrapassou os 110 mil euros.
“Essas melhorias tornaram possível avançar com a candidatura à Bandeira Azul, algo impossível nos anos anteriores devido à falta de infraestruturas e à acessibilidade deficiente”, afirmou o autarca.
Segundo Beijinha, esta nova distinção será fundamental para evitar a sobrecarga das praias já existentes durante a época balnear, que neste ano decorre entre 14 de junho e 14 de setembro.
No concelho de Sines, as bandeiras azuis serão hasteadas nas praias de São Torpes, Vieirinha – Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, no mesmo período de 14 de junho a 14 de setembro.
Grândola, por sua vez, verá 11 das suas praias, incluindo Aberta Nova, Atlântica e Comporta, a receber o galardão, com a época balnear a iniciar-se a 31 de junho e a terminar a 28 de setembro.
No concelho de Odemira, que terá época balnear entre 01 de junho e 30 de setembro, 11 praias são também distinguidas: Malhão Norte, Malhão Sul, entre outras.
Em total, 404 praias em Portugal foram reconhecidas pela sua qualidade, incluindo 354 costeiras e 50 interiores, além de 18 marinas e 22 embarcações de ecoturismo, num total de 444 galardões.
A primeira cerimónia oficial do hastear da Bandeira Azul terá lugar em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, a 3 de junho, enquanto a primeira bandeira em praia fluvial será hasteada na Quinta do Barco, em Sever do Vouga, a 15 de junho.