País

Risco Elevado de Pólen no Algarve e Beira Interior

há 3 horas

A partir de sexta-feira, o Algarve e a Beira Interior enfrentam altos níveis de pólen, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Risco Elevado de Pólen no Algarve e Beira Interior

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alertou que, a partir de sexta-feira, os distritos de Faro, no Algarve, e Castelo Branco, na Beira Interior, estarão sob risco elevado de exposição a pólen no ar.

Durante o período de 9 a 15 de maio, o resto do território continental apresenta riscos considerados baixos a moderados, enquanto nas regiões autónomas da Madeira e Açores se prevê risco baixo.

As áreas de Vila Real, Entre Douro e Minho, Beira Litoral, distrito de Lisboa e Alentejo também têm estimativas de baixo a moderado risco.

Os principais tipos de pólen que contribuem para esta situação são originários de árvores como oliveiras, pinheiros, bétulas, sobreiros e carvalhos, além de ervas gramíneas e plantas como a tanchagem, azeda e urtiga, incluindo a parietária.

Os meses de fevereiro a outubro representam um aumento nas concentrações de pólen, com picos notáveis entre abril e julho.

Estes pólens, provenientes de ervas, árvores e arbustos, são reconhecidos como fatores significativos na indução de sintomas alérgicos.

Tags:
#AlertaPólen #SaúdeRespiratória #AlergiasOutono