País

Resultados das Provas Nacionais do 9.º Ano em Suspense

Os diretores aguardam com expectativa os resultados das provas de Matemática e Português, enquanto escolas informam encarregados de educação sobre a impossibilidade de divulgar notas.

15/07/2025 18:00
Resultados das Provas Nacionais do 9.º Ano em Suspense

Os alunos do 9.º ano continuam à espera das suas notas das provas nacionais de Matemática e Português, uma situação que gera crescente preocupação entre diretores e encarregados de educação. Embora estivesse prevista a afixação das notas hoje, as escolas permanecem à espera da chegada dos resultados, o que impossibilita a sua divulgação.

Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), informou à Lusa que a falta de informações está a causar frustração tanto nos alunos como nos pais, com muitos a entrarem em contacto com a escola em busca de esclarecimentos. "Ainda não recebemos nada, nem informações, e muitas atividades dependem desses resultados", lamentou.

No Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, o diretor indicou que mesmo quando os resultados chegam, o processo para afixar as pautas pode demorar "pelo menos duas horas". Isto porque os professores precisam de calcular as notas finais, dado que as provas nacionais têm um peso significativo — 30% — na classificação final dos alunos.

Na Escola de Miraflores, em Algés, a direcção já informou os encarregados de educação que os alunos não terão acesso aos resultados hoje, continuando as escolas sem previsões sobre a chegada das classificações. “Até agora, não sabemos o motivo da demora, e não recebemos informações oficiais sobre prazos ou impactos nos procedimentos da segunda fase”, referiu a direcção.

Às 17:15, outros agrupamentos, como o de Benfica em Lisboa e o de Anselmo Andrade em Almada, também continuavam à espera que as notas chegassem. Pereira sublinhou que as escolas estão dispostas a manter-se abertas o tempo necessário, respeitando limites razoáveis.

Dado que as inscrições para a segunda fase se iniciam amanhã e terminam na quinta-feira, Manuel Pereira enfatizou que, se as notas forem recebidas hoje, ainda estarão dentro do prazo, apesar de muitos alunos terem já a possibilidade de reprovações automáticas caso obtenham notas negativas em ambas as disciplinas.

O Ministério da Educação não respondeu, até ao momento, sobre os motivos do atraso nas classificações, o que só aumenta a pressão sobre as escolas e o desconforto entre os alunos.

#ProvasNacionais #AtrasoNasNotas #EducaçãoEmCrise