O Verão Adentra: Previsões de Tempo e Alertas para Quarta-Feira
Quarta-feira traz céu limpo em Portugal, mas nuvens e calor intenso no litoral. Fique atento às recomendações de proteção contra o calor e aos avisos de incêndio.

Depois de alguns dias chuvosos, as temperaturas elevadas estão de volta a Portugal continental, proporcionando um verão rejuvenescente. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o céu permaneça "geralmente limpo" na quarta-feira, 16 de julho. Contudo, prevê-se um aumento da "nebulosidade no litoral norte e centro a partir do final da tarde.
O vento soprarão "em geral fraco do quadrante norte, passando para o quadrante oeste, que poderá atingir velocidades entre 30 km/h e, em algumas zonas, 40 km/h ao longo da costa ocidental e nas zonas altas."
Os especialistas do IPMA também indicam uma "pequena subida das temperaturas mínimas" no interior, ao passo que no litoral norte e centro se espera uma "pequena descida das temperaturas máximas". O nordeste transmontano e a Beira, por sua vez, devem sentir um ligeiro aumento nas temperaturas.
Os distritos que se destacam com os termómetros mais elevados são Beja e Évora, que poderão alcançar até 39ºC. Castelo Branco e Bragança preveem-se a atingir os 38ºC, enquanto Vila Real e Portalegre poderão chegar a 36ºC.
Atenção ao calor!
Com as temperaturas a dispararem para perto dos 40ºC, é importante ter cuidado e seguir algumas recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Os sinais de alerta incluem "tonturas, dor de cabeça, pele seca ou quente, cansaço extremo e náuseas."
Para se proteger do calor, recomenda-se permanecer em ambientes frescos, evitar esforços físicos durante as horas mais quentes, usar roupas leves e beber bastante água, mesmo que não tenha sede. É importante dar especial atenção a crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas, que são mais vulneráveis.
Aviso Amarelo em Oito Distritos
O IPMA colocou os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre sob aviso amarelo devido ao calor intenso, em vigor até às 21h00 de quarta-feira. Este aviso indica "situações de risco para atividades que dependem das condições meteorológicas."
O alerta estará ativo entre as 9h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira. Devido ao calor, o risco de incêndios rurais aumenta, por isso, siga sempre as recomendações das autoridades. Em caso de incêndio, a PSP aconselha a que contacte o 112 imediatamente e respeite as instruções das autoridades em caso de evacuação.