Economia

Resultados da H&M no 1º semestre revelam queda de lucros de 28%

A H&M reportou um lucro de 411 milhões de euros no primeiro semestre fiscal, com vendas a subirem marginalmente, mas enfrentando desafios significativos.

26/06/2025 11:30
Resultados da H&M no 1º semestre revelam queda de lucros de 28%

A famosa cadeia sueca de moda H&M revelou hoje que o seu lucro caiu 28% no primeiro semestre do ano fiscal, totalizando 4,541 mil milhões de coroas suecas, cerca de 411 milhões de euros. Esta descida acentuada está ligada a uma redução da margem bruta, à valorização do dólar, ao aumento dos custos de transporte e às despesas em investimentos para melhorar a experiência do cliente.

O lucro operacional também sofreu um retrocesso, descendo 22% para 7,117 mil milhões de coroas suecas (643 milhões de euros), conforme indicado no relatório financeiro. Apesar das dificuldades, as vendas da companhia atingiram 112,047 mil milhões de coroas (10,129 mil milhões de euros), refletindo um ligeiro crescimento de 1% em moeda local, embora tenha se traduzido numa queda de 1% em coroas suecas.

No segundo trimestre (março-maio), a H&M reportou um lucro líquido de 3,962 mil milhões de coroas suecas (358 milhões de euros), o que representa uma diminuição de 22%. Neste período, as vendas líquidas chegaram a 56,714 mil milhões de coroas (5,127 mil milhões de euros), caindo 5% comparativamente ao ano anterior. O lucro operacional neste trimestre foi de 5,914 mil milhões de coroas (535 milhões de euros), apresentando uma descida de 17%.

Daniel Ervér, presidente executivo da companhia, afirmou que, face a um ambiente de incertezas e consumidores mais cautelosos, a H&M está a monitorizar de forma rigorosa as variáveis macroeconómicas e geopolíticas, adaptando continuamente a oferta e o modelo de negócio para melhor atender às necessidades dos clientes.

Ervér sublinhou que a empresa está bem posicionada para alcançar um crescimento sustentável e rentável no futuro, apoiada por uma sólida situação financeira, um plano estratégico claro e uma gestão eficaz dos custos.

Até 31 de maio, a H&M operava com 4,166 lojas abertas, o que representa uma diminuição de 4% em comparação com o ano anterior. A H&M espera iniciar a abertura de lojas e também o comércio 'online' no Brasil no segundo semestre do seu ano fiscal.

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