A REN alerta para a complexidade do restabelecimento do fornecimento de energia, que se dará de forma gradual e num contexto marcado por desafios ibéricos.
A REN - Redes Energéticas Nacionais afirmou hoje que “é impossível prever quando a situação se normalizará”, atribuindo à operação de restabelecimento um grau extra de dificuldade. Segundo o comunicado, a recuperação se dá a partir de um cenário de vazio, sem apoio de energia proveniente das fontes de produção habituais, nem mesmo da Espanha, onde se desenrola uma operação similar de normalização.
O regulação assinalou que a reenergização do sistema elétrico nacional ocorrerá de forma gradual, sendo efetuado o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores. A empresa garantiu estar a empenhar todos os seus recursos na recuperação de toda a rede de abastecimento, em colaboração com diversas empresas do setor e com a Rede Eléctrica de Espanha.
Após um maciço corte que afectou ambos os países ibéricos – com os efeitos sentidos em Portugal desde as 11:33 – as autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte continuam a investigar as causas do incidente registado esta manhã.