Tech

Rede social X expressa inquietação após ordens do governo indiano para bloquear contas

A plataforma X manifestou preocupação ao receber uma ordem das autoridades da Índia para suspender mais de 2.000 contas, incluindo as da Reuters.

há 4 horas
Rede social X expressa inquietação após ordens do governo indiano para bloquear contas

A rede social X mostrou-se "profundamente preocupada" após receber uma diretiva do governo indiano ordenando o bloqueio de 2.355 contas, que incluíam duas associadas à agência noticiosa Reuters.

Em um comunicado divulgado na sua plataforma na terça-feira, X confirmou que a ordem, datada de 3 de julho de 2025, solicitava uma ação imediata, com o ministério indiano a exigir que as contas fossem bloqueadas em até uma hora, sem qualquer explicação e com um pedido para que permanecessem encerradas até novas instruções.

Por sua vez, um porta-voz do ministério indiano contestou a validade da ordem, assegurando que não existia intenção de restringir a operação de um meio de comunicação internacional como a Reuters. Este afirmou ainda que, assim que as contas da Reuters foram suspensas, o governo contactou imediatamente a plataforma X para solicitar o seu desbloqueio.

Aos relatos, após um breve período de inacessibilidade no sábado, as contas voltaram a estar operacionais no domingo. A rede social X alertou que ignorar as diretrizes do governo indiano poderia resultar em responsabilidade penal.

"Após a pressão pública, o governo orientou o X a desbloquear as contas", declarou a plataforma, evidenciando o cenário de "censura" a que a imprensa está sujeita na Índia.

Organizações de defesa dos direitos humanos, citadas pela agência France Presse, têm avançado que a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa em território indiano têm enfrentado ameaças desde a independência do país.

#CensuraNaÍndia #LiberdadeDeImprensa #DireitosHumanos