Tech

Turquia bloqueia aplicação Grok após insultos ao presidente

A justiça turca decidiu restringir o acesso à aplicação Grok, de Elon Musk, por conteúdos ofensivos dirigidos a Recep Tayyip Erdogan e Mustafa Kemal Ataturk.

há 5 horas
Turquia bloqueia aplicação Grok após insultos ao presidente

Um tribunal na Turquia tomou a decisão, esta terça-feira, de bloquear a aplicação de conversação Grok, desenvolvida na xAI pelo empresário Elon Musk, após denúncias de que o aplicativo tinha difundido mensagens insultuosas acerca do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Segundo informa o canal de notícias Haber, próximo do governo, a plataforma terá respondido a questões de utilizadores com "vulgaridades" dirigidas a Erdogan e, possivelmente, também ao fundador da moderna Turquia, Mustafa Kemal Ataturk.

Diante da situação, o Ministério Público turco invocou a lei de Internet do país para justificar a sua ação, afirmando que os conteúdos representavam uma ameaça à ordem pública. Um tribunal penal em Ancara acedeu ao pedido, ordenando ao organismo de telecomunicações local que implementasse a proibição.

Este episódio insere-se numa controvérsia mais abrangente relacionada com uma atualização recente da aplicação Grok, que revelou respostas consideradas "politicamente incorretas" e sem controlo apropriado.

Em resposta às críticas, a empresa X, de Musk, comunicou estar ciente dos comentários problemáticos e já atuou para remover os conteúdos inadequados.

#LiberdadeDeExpressao #TecnologiaEmDebate #CensuraDigital