País

Receção a Felipe VI e Sergio Mattarella em Coimbra

há 4 horas

Marcelo Rebelo de Sousa tem hoje na Universidade de Coimbra os dignitários espanhóis e italianos, para uma cerimonia de doutoramento honoris causa, num pano de fundo de cimeira europeia.

Receção a Felipe VI e Sergio Mattarella em Coimbra

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, acolhe esta tarde em Coimbra o Rei de Espanha, Felipe VI, e o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella. Esta receção é marcada por uma cerimonia de doutoramento honoris causa que será presidida por Marcelo.

Conforme comunicado da Universidade de Coimbra, que é a mais antiga do país, Felipe VI será homenageado pela Faculdade de Direito, enquanto Sergio Mattarella será distin-guido pela Faculdade de Economia.

A receção está agendada para as 17h10, seguindo-se a cerimónia oficial às 18h00, que contará com discursos dos dois altos dignitários, bem como intervenções dos professores Rui de Figueiredo Marcos e Raquel Freire, encerrando com uma fala do próprio Presidente da República.

Esta distinção ao Rei de Espanha ocorre 36 anos depois do seu pai, Juan Carlos I, que também foi laureado pela Faculdade de Direito da mesma instituição em maio de 1989.

O encontro não é apenas um evento protocolar, mas também ocorre no contexto da 18.ª cimeira Cotec Europa, que coincidia com a campanha para as eleições legislativas antecipadas em Portugal, agendadas para domingo.

Na quarta-feira, os líderes dos três países partilharão a palavra na sessão final da cimeira, que também contará com a presença de Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu, para uma discussão sobre o futuro da Europa.

Este evento poderá ser o último que Marcelo participa na qualidade de líder português no contexto da Cotec Europa, tendo em conta que o seu segundo mandato presidencial se aproxima do fim.

A Cotec Europa promove encontros anuais entre chefes de Estado em regime de rotatividade entre Espanha, Itália e Portugal. Marcelo tem estado frequentemente presente, embora tenha desistido do encontro anterior em setembro passado, devido aos incêndios que afetaram o país.

Tags:
#CimeiraCotec #DoutoramentoHonorario #Diplomacia Europeia