Realizadores João Pedro Rodrigues e Guerra da Mata em destaque na Cinemateca Portuguesa
A Cinemateca Portuguesa acolhe João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata em setembro e outubro, com uma programação inovadora que inclui 60 filmes e um inédito.

A Cinemateca Portuguesa, situada em Lisboa, anunciou que os cineastas João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata serão os protagonistas da sua programação de setembro e outubro. Esta iniciativa inclui uma colaboração com a Filmoteca Espanhola, em Madrid.
Durante este ciclo, que leva o subtítulo 'Malamor / Tainted Love', os realizadores apresentarão uma seleção representativa da sua obra, acompanhada por uma escolha pessoal de filmes que os influenciaram, conforme indicado pela Cinemateca.
Um dos pontos altos desta programação será a estreia de "13 Alfinetes", um filme criado sob encomenda da BoCA -- Bienal de Artes Contemporâneas. Rodado entre Lisboa e Madrid, este filme será exibido pela primeira vez no encerramento do ciclo, que terá lugar em Lisboa a 15 de outubro e em Madrid a 23 do mesmo mês.
Para complementar este evento, a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, irá apresentar a instalação em vídeo 'Sem Antes Nem Depois', que estabelece um diálogo entre 'Os Verdes Anos' (1963), de Paulo Rocha, e 'Onde Fica Esta Rua?' (2022), de João Pedro Rodrigues e Guerra da Mata.
Com uma 'carta branca' concedida aos realizadores, a Cinemateca Portuguesa também irá exibir obras de cineastas emblemáticos como Derek Jarman, Jacques Demy, Jean-Luc Godard e Pedro Almodóvar, entre outros.
João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata colaboram no cenário cinematográfico desde os anos 90, com Rodrigues a assumir principalmente a realização e Guerra da Mata inicialmente focado na direção de arte e guarda-roupa, antes de também se dedicar à realização.
Filmes como 'Parabéns' (1997), 'O Fantasma' (2000), 'Morrer como um Homem' (2009), e 'Fogo Fátuo' (2022) são apenas algumas das obras que ilustram a sua parceria criativa.
Ambos os cineastas, que rejeitam ser limitados ao cinema de temática 'queer', estão atualmente a trabalhar num novo projeto intitulado 'O Sorriso de Afonso', com as filmagens previstas para o outono em Portugal, Macau e Luxemburgo, conforme revelado pela produtora Terratreme Filmes. O filme contará com a coprodução das empresas Jolie Rideau, de Fabrizio Maltese (Luxemburgo), e Frenesy Films, de Luca Guadagnino (Itália).