Reação do Pai de Lamine Yamal em Meio a Polémica: "Ele Tem Direito a Ser Feliz"
A celebração do 18.º aniversário do jovem jogador Lamine Yamal gerou polémica pela contratação de animadores com nanismo, levando a críticas e investigações oficiais.

A festa de Lamine Yamal, jogador do Barcelona, destinada a celebrar os seus 18 anos, tem sido alvo de grande controvérsia. O pai de Lamine, Mounir Nasraoui, manifestou-se esta quinta-feira sobre as críticas relacionadas com a contratação de pessoas com nanismo para animar o evento.
"A minha prioridade é ouvir a opinião da minha família em vez das críticas externas. O que importa é que o meu filho está a ter um bom desempenho na sua carreira. Muitos olham para o que está distante e alimentam a inveja, esse é que é o verdadeiro problema", afirmou Nasraoui à Europa Press.
O progenitor do atleta salientou que o filho tem o direito de desfrutar da vida, apesar da sua posição como atleta profissional. "Ele está a celebrar uma fase importante da sua vida, como qualquer jovem. Devemos sentir orgulho por ter um jogador de destaque na seleção nacional espanhola. Em vez de criticar, devíamos aplaudí-lo pelo seu exemplo", acrescentou.
A ADEE, uma associação dedicada à defesa dos direitos de pessoas com deficiência, anunciou que tomará medidas legais contra Yamal, considerando que a sua ação pode estar a violar direitos fundamentais. O comunicado da ADEE salientou que é necessário proteger a dignidade das pessoas com deficiência e criticou a situação como um ataque aos valores de igualdade e respeito.
No entanto, um dos animadores contratados justificou o seu trabalho, dizendo que fazem isso de forma legal e que, em nenhum momento, houve desrespeito. "Somos profissionais que fazem o que gostam. Não entendemos o alarido à volta disso", disse o artista à rádio RAC1.
O ministério responsável pelos direitos sociais em Espanha está agora a investigar esta situação, após receber denúncias relacionadas com a potencial violação da Lei da Deficiência devido à contratação de animadores com nanismo para a celebração do aniversário de Lamine Yamal.