Economia

Quota de bacalhau para Portugal aumenta em acordo com o Canadá

O Conselho da UE dá luz verde a um acordo com o Canadá que eleva para 495 toneladas a quota de bacalhau de Portugal na NAFO, após 32 anos de proibição.

há 6 horas
Quota de bacalhau para Portugal aumenta em acordo com o Canadá

O Conselho da União Europeia (UE) anunciou a aprovação do acordo de pescas com o Canadá, que permite a duplicação da quota de bacalhau atribuída a Portugal. Com este novo acordo, a quota portuguesa passa a ser de 495 toneladas na divisão 2J3KL, que reabriu após 32 anos de suspensão devido ao colapso das populações de bacalhau nas águas canadianas.

O total admissível de capturas (TAC) para 2024 foi fixado em 40.000 toneladas, significativamente superior ao TAC de 18.947 toneladas estabelecido no ano anterior. Para Portugal, a quota estabelecida abrange o período de 01 de julho de 2025 a 30 de junho de 2026.

A reabertura dessa divisão aconteceu em 2023, após a emissão de um parecer científico pelo Canadá e a fixação das possibilidades de pesca pela Organização de Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO). O TAC e as quotas são revistos anualmente, valendo de 01 de julho a 30 de junho do ano seguinte.

A frota portuguesa que opera na área regulamentada pela NAFO é composta por um número restrito de navios, focando na captura de várias espécies demersais, incluindo o bacalhau, o alabote da Gronelândia e o cantarilho.

O novo TAC de bacalhau acordado entre a UE e o Canadá será integrado nas negociações de pesca para o ano de 2026, que ocorrem em dezembro.

#PescasSustentaveis #BacalhauPortugal #AcordoCanadense