Queda no Sentimento Económico na UE e na Zona Euro: Quais os Países em Destaque?
Em junho, o sentimento económico regrediu na UE e na zona euro, com diferentes impactos nos estados-membros, revela a Comissão Europeia.

O mais recente relatório da Direção-Geral dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia mostra que, em junho, o sentimento económico na União Europeia baixou um ponto, fixando-se nos 94, enquanto na zona euro a diminuição foi de 0,8 pontos, também para 94.
Ambas as regiões permanecem abaixo da média a longo prazo estabelecida em 100 pontos. Esta descida é maioritariamente atribuída à queda da confiança no sector industrial, que registou uma redução de 1,1 pontos, seguido pelo comércio retalhista, que teve uma diminuição de 0,5 pontos.
Por outro lado, a confiança no sector de serviços manteve-se praticamente inalterada, com um aumento ligeiro de 0,2 pontos, e a confiança entre os consumidores caiu 0,3 pontos. No entanto, o sector da construção conseguiu uma subida de 0,7 pontos.
Analisando as maiores economias da União Europeia, França foi a mais afectada, com uma diminuição de 3,4 pontos, seguida de Espanha (-1,4) e Alemanha (-0,8). Em contraste, a Polónia apresentou um incremento de 1,0 pontos, enquanto Itália e Países Baixos mantiveram-se estáveis, com um aumento de 0,2 pontos em ambos os casos.
Além disso, o indicador das expectativas de emprego mostrou-se relativamente estável, mantendo-se em 97,5 pontos para a UE e subindo ligeiramente 0,1 ponto para 97,1 na zona euro.