A PSP revelou um plano de "policiamento dinâmico" para o dérbi de sábado que poderá decidir o campeonato nacional, com controle de trânsito e medidas específicas para garantir a segurança.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje a implementação de um "policiamento dinâmico" para o aguardado dérbi entre Sporting e Benfica, marcado para este sábado, na 33.ª jornada da I Liga. Este encontro terá um impacto significativo na definição do campeão nacional de futebol da temporada 2024/25.
O superintendente Manuel Gonçalves, durante uma conferência de imprensa no Comando Metropolitano de Lisboa, explicou que o policiamento será ajustado com base na avaliação de riscos que será realizada após o término do jogo. "Dependendo do resultado, poderemos direcionar o policiamento para o Estádio da Luz ou para o Estádio José Alvalade, especialmente se o Sporting se puder sagrar campeão", afirmou.
O superintendente-chefe Luís Elias acrescentou que, embora a avaliação de risco para este dérbi seja semelhante à de confronte anteriores, a operação será mais desafiante. "Teremos de monitorizar dois estádios que estão a poucos quilómetros de distância e a zona do Marquês de Pombal, onde pode ocorrer uma grande concentração de adeptos se um dos clubes conquistar o título", explicou.
Para garantir a segurança, estão previstos "cortes progressivos" de trânsito em várias artérias da cidade, com especial atenção à área do Marquês de Pombal, que ficará fechada a partir das 17h30 para possíveis celebrações. A PSP alertou que só após o final do jogo os adeptos do eventual campeão poderão aceder a este espaço.
A polícia também fez um apelo aos adeptos para que cheguem ao estádio com antecedência, preferindo utilizar os transportes públicos. Apenas as estações de metro nas imediações do Marquês de Pombal serão encerradas durante o jogo e as celebrações, reabrindo depois da 1h.
O dérbi, que se inicia às 18h00 no Estádio da Luz, verá Sporting e Benfica empatar na liderança da I Liga, e será arbitrado por João Pinheiro, da Associação de Braga.