A coordenadora do BE denunciou que o PSD está a transformar os imigrantes em alvos para atrair votos, associando-os aos problemas que afetam todos os cidadãos.
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, revelou hoje, em Amadora, que o PSD está a gerar um clima de tensão em torno dos imigrantes, a quem considera "bodes expiatórios" na sua tentativa de conquistar votos do partido Chega. A sua crítica surgiu após o anúncio de que a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) irá notificar 4.574 cidadãos estrangeiros para deixarem o país em 20 dias.
“O PSD, no início da sua campanha, opta por evocar fantasmas e apontar dedos, fazendo política contra os imigrantes, como se isso lhes desse vantagem em relação ao Chega,” afirmou Mortágua.
A coordenadora sublinhou que os imigrantes enfrentam os mesmos desafios que a maioria da população, incluindo o acesso a habitação. “É inaceitável que, enquanto temos um problema habitacional grave, parte da população seja usada como bode expiatório,” disse. “A especulação imobiliária está a beneficiar apenas fundos e bancos, e não podemos permitir que os imigrantes sejam demonizados.”
A líder do BE participou numa iniciativa que abordou a problemática da habitação e dos transportes públicos na região, onde esteve também presente a eurodeputada e ex-coordenadora, Catarina Martins.