Proibição de banhos nas praias de Angeiras Norte e Labruge devido a poluição
A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselha banhos nas praias de Angeiras Norte e Labruge devido a descargas no rio Onda. Câmara de Matosinhos exige ação urgente das autoridades competentes.

As praias de Angeiras Norte, em Matosinhos, e Labruge, em Vila do Conde, encontram-se sob alerta, com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a desaconselhar banhos desde hoje. Esta decisão surge na sequência de descargas detectadas no rio Onda.
Na praia de Matosinhos, a situação é ainda mais crítica: os banhos estão interditos desde quarta-feira, após terem sido inicialmente desaconselhados na segunda feira devido à contaminação microbiológica das águas.
Em resposta a este grave foco de poluição, a Câmara Municipal de Matosinhos fez um apelo urgente à APA e à GNR para que tomem medidas eficazes. A autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, expressou a necessidade de uma ação rápida e efectiva, afirmando que monitorizar não é suficiente e que é fundamental identificar rapidamente a origem da descarga que causou a poluição.
A contaminação na praia de Angeiras Norte é atribuída a uma descarga no rio Onda, ocorrida na terça-feira, que levanta sérias preocupações sobre a qualidade da água e segurança dos banhistas.