Luís Montenegro felicitou Robert Francis Prevost pela sua eleição como Papa Leão XIV e realçou a importância da paz e compreensão numa era de incerteza global.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, expressou hoje a sua satisfação pela eleição de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, desejando-lhe um pontificado repleto de luz, humanismo e universalismo.
“Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela sua eleição. Que o seu papado seja pleno de luz, humanismo e universalismo. Estendo as minhas felicitações a todos os católicos portugueses e ao restante da comunidade católica global”, escreveu Montenegro na sua conta oficial na rede social X.
O primeiro-ministro não deixou de abordar a conjuntura internacional, destacando a necessidade de que o novo Papa e a Santa Sé se façam ouvir em prol da paz, empatia, compaixão e compreensão em tempos de instabilidade e incerteza mundiais.
Os cardeais na Capela Sistina elegeram, no segundo dia do conclave, o 267.º bispo de Roma. Robert Francis Prevost, de 69 anos, torna-se assim o primeiro Papa norte-americano da História.