Mundo

Primeiro carregamento de combustível chega a Gaza em 130 dias

A ONU anuncia a entrada de 75.000 litros de combustível em Gaza, mas alerta que o volume não é suficiente para as necessidades diárias e que a crise humanitária continua a agravar-se.

10/07/2025 22:10
Primeiro carregamento de combustível chega a Gaza em 130 dias

A Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu retransmitir um primeiro carregamento de combustível para a Faixa de Gaza após um intervalo de 130 dias, somando cerca de
75.000 litros, de acordo com informações divulgadas pelo porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric.

Dujarric sublinhou que "nós e os nossos parceiros necessitamos de centenas de milhares de litros de combustível diariamente para manter as operações essenciais que salvam vidas", acrescentando que a quantidade lançada na quarta-feira não é suficiente nem para atender às necessidades energéticas de um único dia.

O porta-voz alertou ainda que, sem um aumento significativo nas entregas de combustível para a região, serviços vitais correm o risco de serem interrompidos.

O governo de Israel tem imposto restrições severas à entrada de combustível na Faixa de Gaza, justificando a medida com receios de que o material possa ser utilizado pelo Hamas, que controla a região desde 2007. Contudo, esta proibição estendeu-se também a outros bens essenciais, como alimentos e medicamentos, exacerbarem ainda mais a já grave crise humanitária.

O atual conflito em Gaza teve início a 7 de outubro de 2023, após um ataque do Hamas em território israelita, que resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, assim como na captura de mais de 200 reféns.

Como resposta, o exército israelita desencadeou uma vasta operação militar na Faixa de Gaza que, segundo autoridades locais sob controle do Hamas, já resultou em mais de 57.000 mortos, praticamente todas as infraestruturas destruídas e a deslocação de centenas de milhares de pessoas.

#AjudaHumanitária #GazaResistência #CriseHumanitária