Economia

"Preços dos Ovos em Alta: Expectativas de Estabilidade"

O custo da meia dúzia de ovos subiu quase 28% desde janeiro, atingindo 2,06 euros em junho. Contudo, Manuel Sobreiro, da CAC, afirma que não há previsão de novos aumentos.

há 5 horas
"Preços dos Ovos em Alta: Expectativas de Estabilidade"

A meia dúzia de ovos registou uma subida significativa de quase 28% desde o início do ano, passando de 1,61 euros a 2,06 euros até final de junho. Apesar deste aumento, Manuel Sobreiro, administrador da Companhia Avícola do Centro (CAC), garante que não se esperam novas oscilações nos preços.

De acordo com Manuel Sobreiro, a situação atual reflete um “desequilíbrio entre a oferta e a procura”, com uma procura superior à oferta no mercado. Contudo, segundo o responsável, o valor dos ovos “subiu, estabilizou e não se prevê uma nova alta”. “Neste momento, tudo indica que não haverá complicações adicionais no mercado para este ano”, afirmou.

Os dados da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor indicam que o maior aumento aconteceu no primeiro trimestre, com uma elevação de 27,3% até 26 de março, momento em que a meia dúzia de ovos custava já 2,05 euros. O preço atingiu o seu pico em várias ocasiões, como em 23 de abril e 14 de maio, e estabilizou em 2,06 euros no segundo trimestre.

A conjuntura que está a afetar o preço dos ovos não é exclusiva de Portugal. Nos EUA, a escassez do produto, exacerbada por surtos de gripe das aves que levaram ao abate de milhões de galinhas, resultou em aumentos significativos. O ex-presidente Donald Trump criticou a administração Biden por ter deixado o país a enfrentar uma “catástrofe económica”, refletindo-se também em prateleiras vazias ou preços elevados nos supermercados.

#AumentoDePreços #MercadoAgrícola #OvosEmFalta