Portugueses aproveitam saldos para poupar: O que revelam os números?
Uma recente pesquisa indica que 83% dos portugueses planeiam gastar até 200 euros nos saldos, revelando um aumento no consumo online e interesse nas promoções.

A época de saldos já começou e, segundo um estudo da Webloyalty, 83% dos portugueses prevêem gastar até 200 euros durante este período, enquanto 17% mostram intenção de gastar mais do que esse valor.
“Os saldos são um momento especial para os consumidores que aguardam ansiosamente para adquirir produtos a preços mais acessíveis. O nosso estudo indica que as categorias mais procuradas são moda e acessórios, eletrónica, produtos para o lar e saúde e beleza”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil, numa declaração disponível ao Notícias ao Minuto.
Esparza acrescenta que esta época representa uma oportunidade significativa para os negócios, permitindo-lhes atrair novos clientes e impulsionar as vendas, mesmo que as margens de lucro sejam mais reduzidas.
Com o início dos saldos, é importante seguir algumas regras, como a obrigatoriedade de que os descontos sejam calculados sobre o preço mais baixo praticado nos últimos 30 dias.
Este estudo também destaca que 49% dos inquiridos afirmam que costumam realizar mais compras online durante os saldos, e 71% confirmam ter recorrido a compras online na última temporada de saldos.
Os consumidores que fazem compras online frequentemente beneficiam de promoções contínuas, e durante os saldos, os clubes de compras oferecem uma poupança adicional em relação aos preços praticados pelos retalhistas.
Além disso, 72% dos portugueses esperam gastar tanto ou mais do que no último período de saldos, enquanto apenas 28% planeiam gastar menos ou não gastar.
É importante notar que, neste período de aumento da procura e do consumo, os negócios enfrentam margens de lucro mais limitadas, levando-os a procurar soluções para manter a rentabilidade.
"O Retail Media é uma estratégia fundamental para ajudar a preservar a rentabilidade, uma vez que compensa as margens ajustadas pela competição intensa e pela elevada atividade promocional. Proporciona ainda uma experiência de compra diferenciada, alcançando o consumidor no momento certo, sem interromper o processo de compra, ao mesmo tempo que gera receitas adicionais para os retalhistas", conclui Esparza.