Portugal inicia Eurobasket com vitória esperada e exibição brilhante de Queta
A seleção de basquetebol de Portugal regressou ao Europeu com uma vitória contra a Chéquia (50-62), pondo fim a 18 anos sem triunfos na competição.

Após uma ausência de 14 anos, a seleção nacional de basquetebol de Portugal fez o seu regresso ao Campeonato Europeu, esta quarta-feira, com uma vitória convincente sobre a Chéquia (50-62), em Riga, Letónia. Este triunfo marca também o fim de um longo jejum de 18 anos sem vitórias nesta competição, com o último triunfo a datar de setembro de 2007.
Com uma formação inicial que incluiu Diogo Brito, Miguel Queiroz, Diogo Ventura, Travante Williams e Neemias Queta, o selecionador Mário Gomes viu a sua equipa começar de forma fulgurante, abrindo o marcador com sete pontos consecutivos. O primeiro quarto acabou com um ligeiro avanço para Portugal, 10-13.
Durante o jogo, a selecção nacional enfrentou algumas oscilações no marcador, mas a persistência manteve a vantagem ao intervalo, onde foi para o descanso com uma vantagem de três pontos (29-32) após um segundo quarto mais equilibrado.
Impulsionados pela exibição notável de Neemias Queta, os jogadores de Mário Gomes foram aumentando a diferença ao longo do terceiro período, atingindo uma vantagem máxima de dez pontos. Apesar dos esforços da Chéquia, que conseguiu reduzir a diferença para cinco pontos antes do último quarto (40-45), Portugal mostrou-se sólido e manteve a vantagem. No final do jogo, um último período favorável (10-17) culminou na vitória final de 50-62.
Neemias Queta destacou-se como o melhor marcador do encontro, com um impressionante total de 21 pontos, 17 ressaltos e uma assistência em cerca de 25 minutos de jogo. Outros jogadores como Diogo Gameiro, Rafael Lisboa, e Francisco Amarante também contribuíram significativamente para esta estreia vitoriosa.
O próximo desafio de Portugal será contra a Sérvia, já esta sexta-feira, às 19h15 (hora de Portugal Continental). Seguir-se-ão encontros frente à Turquia no domingo e à Letónia no dia 1 de setembro, antes de fechar a fase de grupos contra a Estónia no dia 3 do mesmo mês. Todos os jogos do grupo A decorrem em Riga, numa prova que também abrange outros locais como Budapeste, Tampere e Limassol.