Mundo

Autoridades timorenses prendem dez suspeitos de fraude informática em Oecússi

A Polícia Científica de Investigação Criminal de Timor-Leste deteve dez indivíduos sob suspeita de burlas informáticas e exploração de jogos ilegais na região de Oecússi.

há 7 horas
Autoridades timorenses prendem dez suspeitos de fraude informática em Oecússi

Dez pessoas foram detidas no enclave de Oecússi, devido a suspeitas de envolvimento em atividades ilícitas relacionadas com jogos online e burla informática, conforme anunciou hoje a Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC) de Timor-Leste.

Num esforço conjunto com os serviços de informação, a PCIC realizou uma operação denominada 'crime online scan', que resultou na identificação de vários pontos em Oecússi onde se praticavam estas atividades ilegais. O porta-voz da PCIC, Mário Assis Tavares, revelou que os detidos são considerados os principais responsáveis pela fraude.

Embora não tenha sido confirmada a nacionalidade dos suspeitos, o porta-voz indicou que as suas operações podem ter ramificações que afetam a região da ASEAN, e que supostamente estes indivíduos teriam rendimentos provenientes do exterior.

No decorrer da operação, foram confiscados diversos equipamentos informáticos, telefones móveis e um contador de dinheiro. Mário Assis Tavares elucidou que a rede criminosa tinha recrutado cerca de 100 timorenses para trabalhar em call centers.

Estes call centers eram utilizados para enganar cidadãos locais, explorando identidades e documentos para simular sorteios ou prémios, com o intuito de ludibriar as vítimas.

O inspetor também destacou que a Interpol tem alertado os países sobre a crescente ocorrência de fraudes relacionadas com jogos online. Segundo as informações obtidas, a operação era coordenada por uma empresa internacional da Malásia, que tinha estabelecido sede no enclave.

#FraudeOnline #TimorLeste #JustiçaDigital