Porsche Macan celebra produção de um milhão de unidades
O icónico SUV compacto da Porsche, lançado em 2014, ultrapassou a marca de um milhão de veículos produzidos na fábrica de Leipzig, que se moderniza para o futuro elétrico.

O Porsche Macan, um dos modelos de maior sucesso da marca de Estugarda, celebrou uma importante conquista ao sair da linha de montagem a unidade de número um milhão, após aproximadamente 12 anos de produção.
Desde o seu lançamento, o SUV compacto tem vindo a evoluir continuamente. Atualmente, os clientes podem escolher entre três tipos de motorização: combustão, híbrida e elétrica. Em 2022, a Porsche deu início à produção da segunda geração do Macan, enquanto a fábrica em Leipzig se prepara para uma significativa expansão.
Gerd Rupp, presidente do conselho de administração da Porsche Leipzig, comentou: "O Macan é uma parte essencial de Leipzig. Ele representa não apenas o crescimento, mas também a transformação ao longo dos anos. É um símbolo do desenvolvimento da fábrica, que foi ampliada entre 2011 e 2013, e o início da era da mobilidade elétrica na nossa produção."
Rupp também frisou a relevância da fábrica para a economia local, que gerou 1.500 novos postos de trabalho durante a sua modernização: "Ao longo deste tempo, o Macan posicionou a Porsche como um dos principais motores económicos e empregadores na região da Alemanha Central."
No que diz respeito à unidade de número um milhão, trata-se de um Macan 4 em azul metálico Frozen Blue Metallic. O veículo possui um interior em couro bicolor (preto e cinzento), bancos desportivos ajustáveis, volante GT Sports aquecido, head-up display com realidade aumentada e tejadilho panorâmico.
Este modelo elétrico conta com 408 cv, podendo atingir uma velocidade máxima de 220 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. A sua bateria de 100 kWh oferece uma autonomia de até 612 km, com a opção de carregar de 10 a 80% em cerca de 21 minutos em postos compatíveis com carregamento rápido de 800 volts DC. O feliz proprietário deste Macan 4 é Stefan Schmidt.