Polícia Judiciária desmantela rede de tráfico com milhar de canábis apreendido
Dois homens de origem estrangeira foram detidos pela PJ em Mação, durante a operação Ortiga, onde foram confiscados cerca de dois mil quilos de canábis. As investigações continuam.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de dois indivíduos de nacionalidade estrangeira no contexto da operação denominada Ortiga, focada na luta contra o tráfico de drogas na região de Mação. Nesta ação, foram apreendidos aproximadamente dois mil quilos de canábis.
Segundo um comunicado oficial, a investigação teve início no princípio deste mês e, em colaboração com o INFARMED, visou um "grupo criminoso" especializado na inserção de grandes volumes de canábis em diversos mercados na Europa e em África.
As autoridades apuraram que este grupo, composto por várias pessoas, adquiriu diversas empresas farmacêuticas e infiltrou-se em sociedades comerciais autorizadas a comercializar canábis medicinal.
Explorando as fragilidades do sistema de fiscalização dessa matéria em Portugal, os detidos teriam enviado milhares de quilos de canábis para circuitos ilegais, utilizando documentação e certificados fraudulentos.
Com base nos indícios encontrados, a PJ intensificou as investigações no país, visando reunir provas que pudessem pôr fim a esta atividade criminosa em curso durante os últimos meses.
Os dois homens já foram apresentados à autoridade judicial pertinente e sujeitaram-se a medidas de coação não detentivas. As investigações continuam em aberto.