País

Lisboa homenageia Manuela Eanes com Medalha de Honra da Cidade a 15 de julho

A Câmara Municipal de Lisboa fará a entrega da Medalha de Honra da Cidade à ex-primeira-dama Manuela Eanes, destacando o seu trabalho em prol dos direitos das crianças.

há 6 horas
Lisboa homenageia Manuela Eanes com Medalha de Honra da Cidade a 15 de julho

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prepara-se para reconhecer o significativo contributo de Manuela Eanes, antiga primeira-dama, ao atribuir-lhe a Medalha de Honra da Cidade no próximo dia 15 de julho, às 18 horas, na cerimónia que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A proposta de distinção, apresentada pelo presidente da CML, Carlos Moedas (PSD), foi aprovada durante uma reunião pública da câmara, ocorrida a 23 de abril, onde obteve 16 votos a favor e uma abstenção, após votação secreta.

Numa evocação ao percurso de vida de Manuela Eanes, o presidente Moedas sublinhou o seu papel notável na luta contra a pobreza e a promoção dos direitos infantis, quebrando barreiras associadas à função de primeira-dama ao utilizar a sua voz em defesa de causas sociais.

Nascida em Almada em dezembro de 1938, Manuela Eanes licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, onde a sua dedicação a causas sociais se começou a evidenciar como presidente da Juventude Universitária Católica. Nos anos 60 e 70, associou-se ao Ministério da Saúde e Assistência, contribuindo para a implementação de vários programas sociais que visavam a proteção das populações vulneráveis, como cantinas escolares e apoio a idosos.

Em 1970, casou com António Ramalho Eanes, que se tornaria o 16.º Presidente da República de Portugal após o 25 de Abril de 1974. Enquanto primeira-dama, deu um passo notável ao fundar, em 1983, o Instituto de Apoio à Criança (IAC), cuja missão é a defesa dos direitos da criança, instituição da qual foi presidente até 2013, passando a exercer o título de presidente honorária.

Aos 86 anos, Manuela Eanes continua a ser vista como uma figura indelével na sociedade portuguesa, com um impacto profundo na vida das pessoas e na cidade de Lisboa.

#ManuelaEanes #MedalhaHonraLisboa #DireitosDasCrianças