Polestar 3 conquista Guinness com impressionante autonomia
O Polestar 3 destaca-se como o SUV elétrico com maior autonomia, registando um novo recorde no Livro do Guinness após uma viagem de quase 23 horas no Reino Unido.

O Polestar 3, oriundo da Suécia, fez história ao tornar-se no SUV elétrico que percorreu a maior distância com uma única carga, garantindo um lugar no Livro de Recordes do Guinness.
O feito notável ocorreu nas estradas do Reino Unido, onde um modelo com motor de único e longo alcance percorreu 935,44 km em 22 horas e 57 minutos, mesmo enfrentando condições climáticas adversas, como a chuva.
Os condutores Kevin Booker, Richard Parker e Sam Clarke revezaram-se a cada três horas. Quando o contador marcou 706 km (a autonomia WLTP anunciada), o Polestar 3 ainda dispunha de 20% de carga. Curiosamente, após atingir 0% de bateria, o carro conseguiu ainda rodar mais 12,8 km antes de chegar a um ponto de carregamento, com um consumo médio de 12,1 kWh a cada 100 km.
A versão do Polestar 3 que estabeleceu o recorde é a que apresenta motor único e longo alcance, com tração traseira, 299 cv de potência e 490 Nm de binário. O veículo atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos.
A bateria de iões de lítio, fabricada pela CATL, possui uma química de níquel-magnésio-cobalto e capacidade utilizável de 107 kWh, apoiada por uma arquitetura de 400 volts, permitindo uma autonomia de 706 km.
Outras variantes incluem uma de longo alcance com dois motores, que chega a 632 km de autonomia, e uma versão com Performance Pack, que oferece 560 km de autonomia e 517 cv de potência, com uma velocidade máxima de 210 km/h.
O sistema de travagem é garantido por discos ventilados, com pinças Brembo nas rodas da frente e um sistema brake-by-wire. A suspensão dianteira é de duplo A e a traseira de ligação integral.
No interior, o Polestar 3 destaca-se com dois ecrãs: um central de 14,5 polegadas e um painel de instrumentos de 9 polegadas. O equipamento é completo, incluindo um carregador wireless, quatro portas USB-C, integração com smartphones, e um sistema de infoentretenimento que utiliza aplicações Google, como o Maps.
O conforto é assegurado por um tejadilho panorâmico, controlo climático eletrónico de três zonas e bancos dianteiros totalmente elétricos, sendo o do condutor equipado com memória.
Entre os sistemas de assistência à condução, encontram-se a assistência de estacionamento, a câmara 360º, cruise control adaptativo, e várias funções de segurança, como o alerta de colisão frontal e a monitorização da pressão dos pneus.