Excesso de Velocidade na Suíça: Multa Astronómica de 95.000€ por 27 km/h
Um multimilionário francês foi apanhado a exceder o limite em 27 km/h na Suíça, resultando em uma multa recorde que exemplifica a aplicação severa da lei no país.

Recentemente, um multimilionário francês, conhecido por estar entre as 300 pessoas mais ricas da Suíça segundo a revista Bilan, recebeu uma multa impressionante de 90 mil francos (mais de 95 mil euros) por exceder em 27 km/h o limite de velocidade na sua região. O infrator foi apanhado a conduzir a 77 km/h numa zona onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.
O portal 24 Heures destacou que o sistema judiciário do cantão de Vaud aplica as coimas de forma proporcional aos rendimentos dos infratores. Como resultado, indivíduos com maiores recursos financeiros podem ser penalizados com multas exorbitantes.
A multa tem uma componente imediata de 10 mil francos (cerca de 10.600 euros), além de 80 mil francos correspondentes a uma pena suspensa que se divulga em 40 dias, com valores de 2.000 francos cada. Este incidente marca a segunda vez que o homem foi condenado por excesso de velocidade, tendo a primeira infração resultado numa multa de 60.000 francos e uma pena suspensa por dois anos.
Comparando com Portugal, uma infração de 27 km/h acima do limite de velocidade, em território nacional e dentro de uma localidade, teria uma multa que variaria entre 120 e 600 euros, além de potencial inibição de conduzir e perda de pontos na carta. Fora das localidades, a multa seria de 60 a 300 euros, sem penalizações adicionais.