País

Pequena loja no Porto revive paixão por cromos e dá vida nova ao empresário

há 15 horas

Uma modesta loja de 15 m² na Rua do Freixo, Porto, especializa-se na venda de cromos dos cinco continentes e ajudou o proprietário a superar um AVC durante a pandemia.

Pequena loja no Porto revive paixão por cromos e dá vida nova ao empresário

Situada em Campanhã, no Porto, a 'Loja dos Cromos' foi inaugurada em 17 de setembro de 2020 por Tiago Pacheco, um apaixonado por colecionismo que viu na pandemia uma oportunidade para reinventar a sua vida. Com apenas 15 metros quadrados, o espaço tornou-se uma referência para colecionadores e entusiastas de cromos.

Desde pequeno, Tiago, de 35 anos, alimentou o sonho de colecionar cromos, mas foi em 2014 que tudo começou a tomar forma. Após acompanhar o sogro em feiras de velharias, decidiu abandonar a sua anterior atividade de venda de miniaturas de automóveis e dedicou-se a este novo universo.

Graças ao empenho de Tiago, que passa 16 horas por dia no negócio e complementa as suas vendas com atividades em várias localidades como Espinho e Póvoa de Varzim, a loja rapidamente se tornou popular. Agora, recebe encomendas de todo o país, com uma média de 30 a 40 cartas por dia e utiliza o Facebook e WhatsApp para facilitar o contacto com os clientes.

A paixão pelo futebol continua a ser um dos principais motores das vendas, com coleções de clubes e seleções a serem particularmente procuradas. Tiago também atenta às novas tendências, como a procura crescente pelo 'rookie' ou primeiro cromo de um jogador inovador, como os de Gyokeres do Sporting e Rodrigo Mora do FC Porto.

Mas o impacto desta atividade na sua vida foi muito mais profundo. Tiago sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em junho de 2022, que o levou a estar em coma induzido durante 11 dias. Com a ajuda da fisioterapia e da sua paixão pelos cromos, conseguiu uma recuperação surpreendente e voltou ao trabalho já em novembro.

"Os cromos foram essenciais para a minha recuperação. Mesmo no hospital, a minha mente estava sempre focada nas coleções", recordou, ressaltando que estará eternamente grato ao prazer que os cromos trouxeram à sua vida.

Atualmente, a Loja dos Cromos conta com 10 mil seguidores no Facebook e 5 mil no Instagram, muitos dos quais são de clientes no estrangeiro. Além das coleções de cromos de futebol, Tiago disponibiliza também itens de franchises como Minecraft, Harry Potter e Dragon Ball.

O seu cliente mais velho, de 86 anos, é um testemunho da diversidade de fãs que visitam a loja, sempre em busca de completar as suas coleções de futebol, banda desenhada e outros temas.

Tags:
#CromosDoMundo #PaixãoPelaColeção #SuperaçãoPessoal