O líder do PS afirmou que o primeiro-ministro ignora a realidade dos pensionistas, destacando que a redução do IRS não beneficia a maioria deles, que não paga impostos.
O líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, aproveitou um almoço comício realizado em Olhão, no distrito de Faro, para criticar o primeiro-ministro, Luís Montenegro, acusando-o de estar desinformado sobre a situação dos pensionistas em Portugal.
“Quando ouvimos Luís Montenegro a abordar a temática dos pensionistas, fica evidente que ele não tem noção da realidade que estes enfrentam no nosso país. Ontem ele expressava satisfação por ter baixado o IRS, afirmando que isso beneficiaria os pensionistas”, declarou Pedro Nuno Santos.
De acordo com o secretário-geral do PS, a maioria significativa dos pensionistas em Portugal não paga IRS devido às suas pensões reduzidas. “Para muitos pensionistas, a diminuição do IRS não significa nada, pois eles não têm rendimentos suficientes para serem abrangidos por este imposto”, sublinhou.
O líder socialista partilhou o testemunho de “uma senhora chamada Maria Camélia, que relatou ter que pagar 860 euros em impostos e que não sabe como o irá fazer”.
Pedro Nuno Santos concluiu a sua crítica afirmando: “Luís Montenegro demonstra desconhecimento sobre a vivência dos pensionistas. Apenas alguém que não compreende as dificuldades reais deles poderia falar da redução do IRS como um benefício, quando muitos mal conseguem sobreviver com o que recebem”.