Emmanuel Macron parabeniza Friedrich Merz pela sua eleição e propõe uma visita a Paris, enfatizando a necessidade de reforçar a agenda europeia e a competitividade.
Em um gesto de boas-vindas, o Presidente francês Emmanuel Macron congratulou hoje Friedrich Merz, o recém-eleito chanceler conservador da Alemanha, pela sua "investidura". Macron estendeu um convite a Merz para uma visita a Paris na próxima quarta-feira, com o propósito de "tornar o motor e a resposta franco-alemã mais fortes do que nunca".
Durante a sua declaração na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), o líder francês destacou a importância de avançar na agenda europeia de soberania, segurança e competitividade, beneficiando assim não apenas França e Alemanha, mas todos os cidadãos da União Europeia.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também manifestou o seu apoio ao novo chanceler conservador, destacando a relevância da colaboração entre os dois países, considerados as principais potências industriais da UE. Meloni sublinhou que, "A Alemanha e a Itália, como as duas maiores economias industriais da Europa, têm um papel crucial para revitalizar a competitividade, especialmente no setor automóvel".