Leão XIV, eleito recentemente, é descrito como um Papa mariano com uma ligação especial ao Santuário de Fátima, onde já esteve várias vezes.
O prior geral adjunto da Ordem de Santo Agostinho, Luís Marin, anunciou que o recém-eleito Papa Leão XIV tem uma forte devoção mariana e guarda "Fátima no coração". O Papa, anteriormente conhecido como Robert Prevost, visitou o Santuário de Fátima em várias ocasiões, especialmente durante o seu mandato como prior geral da ordem, entre 2001 e 2013, onde aproveitou para conhecer melhor as comunidades agostinianas em Portugal.
No seu primeiro discurso a partir da varanda de São Pedro, Leão XIV demonstrou a sua grande espiritualidade mariana, ao referir-se à Virgem de Pompeia e à oração da Ave Maria. Notavelmente, a sua eleição ocorreu no dia dedicado à Nossa Senhora da Graça, padroeira da congregação de Prevost, e numa época particularmente significativa, já que maio é amplamente reconhecido como o "mês mariano". Marin enfatizou que "é o Papa de maio, o Papa da Virgem Maria", assegurando que Leão XIV tem realmente "Fátima no seu coração".
O novo Papa foi também convidado para presidir a Peregrinação de Outubro em Fátima, e o bispo de Leiria-Fátima expressou o seu desejo de vê-lo presente na Cova da Iria. O cardeal António Marto também fez questão de lhe transmitir que os peregrinos em Fátima o esperam com entusiasmo, logo após a sua escolha.
Com 69 anos, Robert Francis Prevost foi eleito Papa na quinta-feira, após um conclave de dois dias no Vaticano, sucedendo a Papa Francisco, falecido a 21 de abril. O novo Pontífice, nascido em Chicago, USA, possui ascendência espanhola e nacionalidade peruana. Antes da sua eleição, era bispo de Chiclayo, no Peru, e tinha a responsabilidade como Prefeito do Dicastério dos Bispos.