Um atleta veterano perdeu a vida durante uma prova de trail na Serra da Estrela, levando à interrupção do evento devido a condições meteorológicas adversas. A organização expressou as suas condolências.
Durante um evento de trail ultra realizado na Serra da Estrela, um atleta de 71 anos faleceu após sofrer uma paragem cardiorrespiratória. O diretor da prova, Armando Teixeira, lamentou o ocorrido, enviando condolências à família e amigos do falecido.
"Infelizmente, um atleta não conseguiu resistir e acabou por falecer. A situação foi anormal, com todos os meios de socorro rapidamente acionados. Ele começou a sentir-se mal e desmaiou numa zona de percurso acessível. Assistência foi prestada por outros atletas, seguida por um médico e as equipas de emergência", explicou Teixeira à Lusa.
A tragédia ocorreu durante uma prova de 50 quilómetros, na Lagoa do Serrano, em Loriga, com o alerta sendo dado às 12h05. “Era um corredor experiente, bem conhecido no circuito”, acrescentou o diretor da prova.
A competição foi interrompida por volta das 12h30, mas este cancelamento não teve ligação direta ao falecimento do atleta. "É fundamental destacar que o óbito não está relacionado com as condições meteorológicas", sublinhou Teixeira, embora a prova tenha sido suspensa devido à chuva intensa, neve e nevoeiro que afetavam a segurança dos participantes.
Treze operacionais, apoiados por cinco viaturas, estiveram no local para prestar assistência, e o corpo do atleta foi transportado para o Instituto de Medicina Legal da Guarda.