O Festival Palavrio, a decorrer de 9 a 11 de maio, destaca a obra de José Saramago e Luiz Pacheco, promovendo o encontro entre escritores, músicos e leitores em Lisboa.
A segunda edição do Festival Literário Palavrio, que será realizada entre 9 e 11 de maio, promete ser um marco na cena cultural de Lisboa, homenageando dois ícones da literatura, José Saramago e Luiz Pacheco. Organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, o festival decorrerá em distintos locais, como a Fundação José Saramago, o Museu do Fado e o auditório da Abreu Advogados.
A iniciativa visa consolidar a freguesia de Santa Maria Maior como um núcleo vital da cultura literária em Portugal, um território que inspirou clássicos e abrigou importantes tertúlias e livrarias ao longo dos séculos.
O evento deste ano coincide com o festival 5L, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, e será curado pelo editor e escritor Manuel Alberto Valente. Com entrada gratuita e direcionado a todos os públicos, o Palavrio contará com uma variada programação que inclui conversas, mesas-redondas, sessões de poesia e atividades voltadas para a literatura infantojuvenil.
Os participantes terão a oportunidade de ouvir vozes consagradas e contemporâneas, incluindo o vencedor do Prémio José Saramago, Francisco Mota Saraiva, e autores de países como Angola e Brasil.
No primeiro dia, a abertura será marcada por uma conversa entre João Tordo e o vogal da freguesia responsável pela Cultura, Ricardo Gonçalves Dias, abordando o tema "Qual é a urgência de produzir o inútil?". Às 15:00 do dia seguinte, Tiago Torres da Silva conduzirá uma sessão sobre "33 anos encantado pelo Fado", juntamente com a fadista Joana Amendoeira.
O programa continuará com uma mesa redonda intitulada "O Mundo numa história", reunindo escritores como Djaimilia Pereira de Almeida e Francisco José Viegas. O segundo dia do festival culminará com uma homenagem a Luiz Pacheco, celebrando o seu legado no ano do seu centenário.
O último dia começará com a participação de Francisco Mota Saraiva e Ricardo Gonçalves Dias, seguido por um foco na literatura infantojuvenil com David Machado e Sara Rodi. O festival encerrará com uma sessão dedicada aos "Poetas do Mundo", onde poetas e escritores de várias nacionalidades partilharão os seus trabalhos e experiências.
Para finalizar, será realizada uma homenagem a José Saramago, com a presença de Sérgio Letria, diretor da Fundação que leva o seu nome, celebrando a importância do autor na literatura em língua portuguesa.