O Dia Mundial da Língua Portuguesa será celebrado em Berlim, com destaque para a língua como símbolo de identidade e afeto, numa iniciativa promovida pela Coordenação do Ensino do Português na Alemanha.
No dia 6 de maio, Berlim acolherá uma significativa iniciativa organizada pela Coordenação do Ensino do Português na Alemanha, focando no português como "língua identitária e de afetos". Esta ação visa dar visibilidade ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, estabelecido pela UNESCO em 2019.
Fátima Silva, coordenadora do Ensino Português na Alemanha, explicou que esta primeira edição reunirá diversas entidades ligadas ao ensino da língua portuguesa, abrangendo desde a educação básica até ao ensino superior. "Temos como objetivo mostrar o que fazemos com a língua portuguesa", afirmou.
O evento não se destina apenas a professores e investigadores, mas também a alunos, pais e todos aqueles que têm algum vínculo com a língua. "Queremos criar um projeto que permita dar uma enorme visibilidade a este dia”, frisou Fátima.
A iniciativa incluirá mesas redondas que se iniciarão em Berlim e que, nos anos seguintes, se estenderão a outras cidades e áreas consulares na Alemanha, sempre em celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Até ao momento, cerca de 20 pessoas já se inscreveram.
A primeira mesa redonda será uma oportunidade para apresentar ao público geral as ofertas relacionadas com a língua portuguesa em Berlim, destacando tanto a informação disponível nas redes sociais como a necessidade de uma abordagem presencial. "Queremos ouvir o feedback dos pais e alunos sobre as oportunidades existentes", destacou Fátima Silva.
Após as apresentações, haverá espaço para conversas individuais, permitindo que os participantes conheçam melhor a oferta de ensino do português na cidade. Futuras edições estão previstas para Dusseldorf, Frankfurt, Estugarda e Hamburgo, com cada uma a abordar temas distintos, como o português enquanto "língua de ciência, trabalho, oportunidades e integração".
Este evento, que promove a reflexão e a troca de boas práticas, terá lugar na livraria portuguesa "Livraria & Mondolibro" em Berlim.
Em 2019, no contexto da 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, foi decidido que o dia 5 de maio de cada ano seria reconhecido como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa".