Cultura

Open House Porto celebra uma década com 70 edifícios à espera de visita

Nos dias 05 e 06 de julho, o Open House Porto convida a explorar gratuitamente mais de 70 espaços icónicos nas cidades do Porto, Maia, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, incluindo 20 novos locais.

30/06/2025 21:20
Open House Porto celebra uma década com 70 edifícios à espera de visita

O Open House Porto, que comemora o seu 10.º aniversário, realiza-se no próximo fim de semana, a 05 e 06 de julho, com uma edição especial que abre as portas a mais de 70 edifícios nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. Desta edição, 20 espaços são novidades, alguns recém-completados nos últimos cinco anos.

Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura e curador do evento, destaca que, em Matosinhos, locais emblemáticos como as primeiras casas do arquiteto Álvaro Siza e o Museu Vivo das Conservas Pinhais continuam a atrair visitantes. No Porto, edifícios como a Casa sobre o Douro e o Centro Português de Fotografia são outros marcos a explorar.

Em Vila Nova de Gaia, as Caves do Vinho do Porto, os Estúdios da RTP e a Ponte de São João estão entre as opções, sendo que este último é um dos poucos que requer marcação prévia. “Nunca consegui visitá-la nos anos anteriores”, partilhou Sampaio.

Entre os novos destaques, está o Edifício de Habitação Circunvalação I (Maia), concebido por António Morgado, que exibe uma fachada com varandas que criam um interessante jogo de luz e sombra. Outras adições incluem o edifício da Lipor (Maia) e o Colégio Efanor (Matosinhos), que participa pela primeira vez, além do Estádio Universitário do Porto e o Edifício Árvore no Porto.

A remodelação da Casa Roberto Ivens, feita por Siza Vieira, é também um dos pratos fortes, tendo sido transformada para albergar a sede da Casa da Arquitectura.

Um dos grandes avanços para este ano é a extensão dos horários de visita a locais como a icónica Livraria Lello e o guindaste Titan no Terminal de Leixões, garantindo mais oportunidades para o público.

As visitas são gratuitas e incluem opções livres, acompanhadas por voluntários ou guiadas por especialistas. O evento oferece ainda programas inovadores, como o “Caleidoscópio” e o “Plus”, que promovem debates sobre arquitetura e cidade.

Uma novidade desta edição é o “Open Office”, onde quatro ateliês de arquitetura abrirão as suas portas, permitindo que os visitantes conheçam o processo criativo dos arquitetos, em rápidas apresentações sobre os seus projetos.

Além disso, serão disponibilizadas visitas guiadas em inglês, destinadas a atrair um público mais vasto e contribuir para a promoção da arquitetura contemporânea em Portugal como um atrativo turístico.

A programação soma diversas atividades paralelas, como performances de dança, concertos e DJs, numa comemoração animada dos dez anos do evento que, em edições passadas, recebeu mais de 200 mil visitas.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, que afetaram temporariamente a adesão, o Open House Porto continua a evoluir, com planos para aumentar o número de visitantes nos próximos anos. Todas as atividades são gratuitas, promovendo o acesso à arquitetura e criação de uma nova cultura urbana.

#OpenHousePorto #ArquiteturaParaTodos #CidadesVivas