Onda de calor persistente em Portugal até meio da próxima semana
O IPMA prevê que a onda de calor em Portugal continue até ao meio da próxima semana, com temperaturas a atingir os 39°C no interior e noites tropicais no litoral.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta sexta-feira que a onda de calor que tem afetado Portugal se prolongará até ao meio da próxima semana, especialmente no Interior do país.
Entre os dias 7 e 13 de julho, as temperaturas máximas estão previstas para variar entre 30ºC e 39ºC, podendo alcançar os 40ºC em algumas áreas dos vales do Douro e do Tejo.
No litoral, as temperaturas máximas deverão estar entre 25ºC e 32ºC. Quanto às temperaturas mínimas, estas vão ultrapassar os 15ºC em todo o território, com a possibilidade de noites tropicais, cuja temperatura se situará entre os 20ºC e os 22ºC, principalmente no Litoral Norte, assim como na transição entre as regiões Centro e Sul e no sotavento algarvio durante a primeira metade da semana.
O IPMA também aponta para a possibilidade de nevoeiro matinal a partir do meio da próxima semana, especialmente na área do Litoral Oeste.
Recentemente, Portugal tem sido alvo de temperaturas extremas, com cerca de um terço das estações meteorológicas a registarem novos máximos históricos de temperatura máxima no mês de junho. No passado domingo, a estação de Mora, em Évora, chegou a marcar impresionantes 46,6ºC, estabelecendo um novo recorde absoluto para o mês.
A par disso, 31 estações, das 90 em funcionamento, registaram ou ultrapassaram os anteriores máximos, incluindo locais como Alvega e Coruche, onde também se verificaram máximas significativas.
Em Portalegre, o domingo passado também assinalou um novo máximo absoluto para a temperatura mínima em junho, com 31,5ºC.
De acordo com dados do IPMA, aproximadamente 82% das estações registraram temperaturas superiores a 35°C, enquanto 37% ultrapassaram os 40°C. O dia 29 de junho foi, por sua vez, o mais quente do mês, com uma temperatura média máxima de 38,5°C, que foi 11,8°C superior à média mensal.