Mundo

Onda de calor em Espanha provoca pelo menos cinco mortes

A atual vaga de calor em Espanha já resultou em pelo menos cinco mortos, com as vítimas a serem maioritariamente pessoas de idade avançada. As autoridades alertam para os riscos do calor extremo.

03/07/2025 18:10
Onda de calor em Espanha provoca pelo menos cinco mortes

A onda de calor que assola Espanha nos últimos dias já provocou pelo menos cinco mortes, com as vítimas a variarem entre os 51 e os 75 anos. Entre os falecidos, contam-se duas mulheres e três homens.

Nos últimos dias, um homem de 52 anos e uma mulher de 53, oriundos das províncias de Castellón e Alicante, foram identificados como as vítimas mais recentes. Segundo informações do El País, ambos faleceram devido a insolação, conforme confirmado pelo Ministério da Saúde espanhol.

O homem, que apresentava várias condições de saúde pré-existentes, sentiu-se mal ao regressar do trabalho e, apesar de ter recebido assistência no domicílio, não sobreviveu após ser encaminhado para o Hospital da Plana. Por sua vez, a mulher desmaiou durante uma caminhada e, apesar também de ter sido assistida, acabou por falecer no Hospital Marina Baixa.

A primeira vítima reportada foi Montse Aguilar, uma funcionária de limpeza de 51 anos, que colapsou ao chegar a casa após um dia de trabalho no sábado, 30 de junho.

Adicionalmente, no decorrer da semana, um homem de 75 anos faleceu enquanto realizava atividades ao ar livre em Córdoba, e no dia seguinte, outro homem de 67 anos viria a falecer nas mesmas circunstâncias.

O calor extremo que afeta o território espanhol não é um problema isolado, uma vez que países vizinhos, como Portugal, também enfrentam condições semelhantes. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou 69 óbitos em excesso desde o início do alerta de calor a 28 de junho, sobretudo entre idosos.

No domingo, 29 de junho, aproximadamente 82% das estações meteorológicas registaram temperaturas superiores a 35°C, com cerca de 37% a ultrapassarem os 40°C. A DGS já alertou que os efeitos do calor sobre a mortalidade podem permanecer significativos nos próximos dias.

A população é incentivada a tomar precauções face a estas temperaturas extremas. A DGS recomendou várias medidas para prevenir complicações derivadas da exposição ao calor.

#CalorExtremo #SaúdePública #OndadeCalor