Economia

OMC prevê quase paragem do comércio internacional até 2025

A OMC estima um crescimento mínimo de apenas 0,1% no comércio global em 2025, impactado pela guerra das tarifas promovida pelos Estados Unidos.

15/07/2025 17:35
OMC prevê quase paragem do comércio internacional até 2025

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou que, até 2025, o comércio internacional de bens poderá registar uma estagnação quase total, prevendo um crescimento de apenas 0,1%. Esta alteração nas expectativas deve-se principalmente à guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos.

O alerta surge após um período em que o comércio global de mercadorias apresentou um crescimento impressionante no primeiro trimestre, com uma subida anual de 5,3% e de 3,6% em relação ao trimestre anterior, um ritmo impulsionado pelo aumento significativo das importações norte-americanas. Este aumento aconteceu antes da aplicação de novas tarifas que começaram a ser implementadas em abril.

A OMC havia anteriormente estimado um crescimento do comércio mundial de 2,5% para o mesmo ano de 2025. No entanto, as importações dos Estados Unidos aumentaram dramaticamente, com um crescimento de 25% no primeiro trimestre face ao ano anterior, seguido por uma ligeira queda de 1% em abril e maio.

A análise da OMC indica que a desaceleração do comércio entre nações deve ser sentida no restante do ano. "A combinação de inventários acumulados e a aplicação de novas tarifas afetará a procura global", afirma o relatório.

O ex-presidente Donald Trump anunciou, no último sábado, que novas tarifas de 30% seriam aplicadas a produtos da União Europeia e do México a partir de 01 de agosto, uma decisão que gerou críticas da presidente da Comissão Europeia, que afirmou que a UE estava disposta a "continuar a trabalhar em direção a um acordo comercial" com os EUA.

#ComércioGlobal #Tarifas #OMC