Mundo

Oito indivíduos detidos no Brasil em vasta operação contra tráfico de cocaína para a Europa

há 4 horas

A Polícia Federal do Brasil prendeu oito pessoas de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de cocaína para a Europa, abrangendo Portugal, França e Espanha.

Oito indivíduos detidos no Brasil em vasta operação contra tráfico de cocaína para a Europa

A Polícia Federal do Brasil anunciou hoje a detenção de oito suspeitos ligados a uma suposta rede criminosa internacional dedicada ao tráfico de cocaína para o continente europeu, em particular para Portugal, França e Espanha.

No âmbito da operação designada "No Show", foram emitidos 25 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão pela 11.ª Vara Federal do Ceará. Para auxiliar na localização de fugitivos que se encontram fora do país, a Interpol foi acionada para emitir alertas vermelhos.

Investigadores revelaram que o grupo operava principalmente nos estados do Amapá, São Paulo e Ceará, e tinha como destino final países europeus. A organização utilizava "mulas", indivíduos recrutados para transportar cocaína por métodos como a ingestão de cápsulas, inserção em cavidades corporais ou fixação externa no corpo.

Os detidos enfrentam potenciais acusações de tráfico internacional de drogas, associação criminosa e infrações ligadas à segurança da aviação.

Em 2022, o Brasil registou a apreensão de 74,5 toneladas de cocaína, cifra que reflete um aumento de quase 3% nas apreensões comparativamente ao ano anterior, conforme revelou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os principais grupos que controlam o tráfico de drogas no Brasil incluem o Primeiro Comando da Capital (PCC), formado na década de 1990 em um presídio de São Paulo, cujos tentáculos se espalham por todo o território nacional e diferentes países da América do Sul, e o Comando Vermelho (CV), responsável por operações de tráfico internacional e pelo controle de comunidades empobrecidas do Rio de Janeiro.

Tags:
#TráficoDeDrogas #OperaçãoNoShow #BrasilEEuropa