O segredo por trás do icónico vestido de noiva de Diana
Os designers David e Elizabeth Emanuel partilham o nome de código que utilizaram para proteger a princesa Diana enquanto criavam o seu famoso vestido de noiva, no aclamado documentário dedicado à moda real.

O casamento entre o príncipe Carlos e a princesa Diana, no dia 29 de julho de 1981, foi um evento que ficou gravado na história das famílias reais europeias. A jovem Lady Di deslumbrava a todos com um vestido de noiva memorável, que continua a ser referência para muitas noivas até hoje.
Os responsáveis pela criação desse vestido icónico foram David e Elizabeth Emanuel. Em um documentário intitulado 'Secrets of Diana's Wedding Dress' ('Os Segredos do Vestido de Noiva de Diana'), um dos designers revelou um truque que utilizaram para proteger a privacidade da princesa durante o processo criativo. "Adotámos o nome de código Deborah Cornualha para nos referirmos à Diana, tendo sempre em mente a segurança dela”, explicou Elizabeth Emanuel, acrescentando que a escolha era curiosa, uma vez que a rainha Camilla, antes de casar com Carlos III, era conhecida como duquesa da Cornualha.
Para garantir um maior nível de privacidade, a equipa de criação decidiu ainda contratar dois seguranças, assegurando que Diana pudesse trabalhar tranquila no atelier, longe de possíveis olhares indiscretos da imprensa, especialmente devido à atenção massiva que o matrimónio atraía.
A cerimónia decorreu na Catedral de São Paulo, em Londres, onde o extenso véu da noiva, com 7,6 metros, fez furor, adornado com bordados e dez mil pérolas. Além disso, David Emanuel partilhou outra medida de proteção: "Utilizávamos amostras falsas de tecido, jogando-as no lixo para despistar jornalistas que pudessem procurar informações."
O amor que inicialmente parecia um conto de fadas acabaria por se transformar em drama, culminando no divórcio de Carlos e Diana em 1992, após um casamento repleto de escândalos e traições mútuas. Diana chegou a referir-se à sua união como um "casamento a três", numa célebre entrevista à BBC em 1996. A tragédia batizou o seu final, com a morte da princesa, em 1997, num acidente de automóvel em Paris, deixando para trás dois filhos, William e Harry.
Jacques Azagury, outro designer que trabalhou com Diana, lembrou-se do vestido que ela usou no seu último aniversário, reforçando o legado deixado pela "princesa do povo".