O Que A Lua Cheia de Agosto Revela: Preparativos para a 'Lua do Esturjão'
Neste fim de semana, não perca a 'Lua do Esturjão' e prepare-se para as Perseidas! Descubra mais sobre este fenómeno celestial.

À medida que nos aproximamos do fim de semana, a oportunidade de levantar os olhos para o céu não deve ser descurada. Esta sexta-feira (8) e sábado (9), a Lua Cheia, popularmente conhecida como 'Lua do Esturjão', promete encantar os observadores.
O nome 'Lua do Esturjão' tem raízes nas tradições dos povos indígenas da América do Norte, que associaram este período ao aumento da pesca deste peixe em particular nas zonas do nordeste dos Estados Unidos.
Para os admiradores da astronomia, esta Lua estará um pouco mais próxima da Terra, a cerca de 379 mil quilómetros, em comparação com a distância média de 384 mil quilómetros. Com a Lua posicionada em oposição ao Sol, o seu brilho intenso fará com que seja um espetáculo visual a não perder.
Além disso, em breve teremos uma chuva de meteoros a enriquecer o céu! A noite de 12 para 13 de agosto trará o auge da atividade das Perseidas, um fenómeno cósmico que ocorre anualmente devido à passagem do cometa 109P/Swift-Tuttle.
A American Meteor Society prevê que, durante este pico, será possível observar entre 25 a 100 meteoros por hora, com a possibilidade de testemunhar bolas de fogo, que iluminam o céu ao descer pela nossa atmosfera.
Embora as Perseidas sejam visíveis desde 17 de julho até 24 de agosto, o auge será o momento ideal para observar este fenómeno a olho nu. Portanto, aproveite as noites amenas deste verão, procure locais afastados das luzes urbanas e desfrute do céu noturno, sempre que as condições meteorológicas o permitirem.