Tech

Lenda da Astronáutica: Faleceu Jim Lovell, Comandante da Apollo 13

O astronauta Jim Lovell, que fez quatro viagens ao espaço, faleceu aos 97 anos. Ele foi uma figura icónica da NASA e liderou a memorável missão Apollo 13.

08/08/2025 23:35
Lenda da Astronáutica: Faleceu Jim Lovell, Comandante da Apollo 13

Jim Lovell, aclamado astronauta e comandante da icónica missão Apollo 13, faleceu na passada quinta-feira, aos 97 anos, no estado do Illinois, EUA. Lovell teve uma carreira notável na NASA, onde participou em quatro missões espaciais: Gemini VII, Gemini XII, Apollo 8 e Apollo 13.

A família de Lovell expressou a sua tristeza em comunicado, destacando não só as suas "incríveis conquistas na carreira", mas também o seu papel como "pai, avô e líder". "Ele era o nosso herói e sentiremos falta do seu otimismo inabalável e do seu sentido de humor", lê-se na nota.

Com 34 anos, Lovell integrou a segunda leva de astronautas da NASA, ao lado de figuras lendárias como Neil Armstrong e Charles "Pete" Conrad. O administrador interino da NASA, Sean Duffy, também prestou homenagem, enfatizando o caráter e coragem de Lovell, que transformou uma missão potencialmente trágica numa história de sucesso.

Na sua primeira experiência, na Gemini VII, e na Gemini XII, Lovell ajudou a desenvolver as tecnologias necessárias para a exploração espacial. De seguida, em 1968, fez a volta à Lua na missão Apollo 8. Contudo, a sua aventura mais conhecida foi a Apollo 13, que começou a 11 de abril de 1970.

Durante a missão, um tanque de oxigénio explodiu, levando à famosa frase "Houston, tivemos um problema". Nos dias seguintes, Lovell e a sua equipa enfrentaram enormes desafios de sobrevivência, com a NASA a realizar uma operação de salvamento admirável.

A Apollo 13 aterrissou em segurança no Oceano Pacífico após seis dias, tornando-se no que muitos consideram "um fracasso de sucesso". A sua liderança sob pressão foi elogiada e inspirou o filme 'Apollo 13', protagonizado por Tom Hanks, que retrata os eventos dramáticos da missão.

Após a sua reforma em 1973, Lovell refletiu sobre a sua vida, expressando que se sentia "muito afortunado" e que teria feito tudo outra vez, mesmo conhecendo os riscos envolvidos.

#JimLovell #Apollo13 #HeróiEspacial